Êndel Alves, diretor do Instituto Pius, conclui missão de 15 conferências na Região Amazônica

Êndel Alves, diretor do Instituto Pius, conclui missão de 15 conferências na Região Amazônica.

Uma missão marcante para levar a bioética personalista e a cultura da vida, incluiu áreas remotas da região amazônica, passando por rotas precárias, ônibus quebrado na selva pela madrugada, travessia de rios em pequenas embarcações, e voando em pequenas aeronaves que trafegam pela região amazônica. 

Com esse cenário típico de Missão, o biólogo Êndel Alves, diretor acadêmico da única pós-graduação em Bioética Personalista do Brasil, do Instituto Pius, realizou com sucesso uma importante jornada de visitas técnicas, palestras, conferências e atendimentos às regiões mais distantes do Norte do país. 

A missão atendeu nos estados da Região Amazônica as cidades de Belém (Pará), Manaus (Amazonas), Porto Velho (Rondônia) e Macapá (Amapá), e outras localidades mais remotas, como o município de Apuí – AM. Foram mais de 15 dias longe de casa,  entre 29 de outubro e 15 de dezembro.

Diversos eventos foram organizados, o bioeticista Êndel Alves apresentou ao público conferências sobre temas como a “Vida e Família”, em abordagens incisivas e fundamentadas, lançando luz sobre os desafios éticos e morais enfrentados na sociedade contemporânea.

No evento realizado em Belém (PA), o professor Êndel Alves falou à TV Nazaré, que fez uma reportagem sobre o evento que envolveu a Comissão de Defesa da Vida Regional da CNBB, a Pastoral Familiar e outros movimentos.

O sacerdote padre Idamor Junior, coordenador do evento e aluno do curso pós-graduação em bioética do Instituto Pius, também falou à reportagem, no minuto 2’01. 

Chegada do ônibus a estação da balsa
Trecho do ônibus sobre balsas
Trechos em aeronave na região Amazônica
Resgate na Rodovia Transamazônica

Sempre com um ótimo público em todos os 15 eventos realizados.

O professor atendeu a conferências de grandes procura, que tiveram mais de 270 inscrições, outros na faixa 100 participantes, e também a formações menores, visando assim, atender a todas as iniciativas dentro do percurso.

Verificou-se uma excelente receptividade e interesse dos participantes em aprofundar os temas sobre a Bioética da Sexualidade, Antropologia, Bioética & Família, Mentalidade contraceptiva, bem como, pelo conhecimento da Encíclica Humanae Vitae e a Teologia do Corpo,  que são sinais claros da importância de uma missão como esta. 

Também foram abordados temas como a ética da procriação responsável e da propagação da prole retamente ordenada, malefícios dos contraceptivos, potencial abortivo dos mecanismos contraceptivos, Bioética do Início da Vida, especialmente o aborto, formas de apoio para mulheres em situações de risco, entre muitos outros.

Durante suas conferências, Êndel foi muito realista, especialmente ao trazer à tona questões sensíveis, como as técnicas brutais envolvidas no ato do aborto, tanto para o bebê que morre quanto para a mãe, que enfrentará consequências futuras não apenas para si, mas para toda a família, incluindo efeitos físicos, psicológicos, mentais, psiquiátricos e sociais. “Essa abordagem foi importante para conscientizar os presentes sobre essa realidade”, explicou o conferencista.

Com um programa rico em conteúdos formativos, a participação de Êndel, reafirmou o compromisso de promover a sacralidade da vida, desde a concepção até a morte natural.

Além de levar discussões acadêmicas e promover a formação ética em áreas de difícil acesso, a iniciativa reforça a projeção nacional e internacional do Instituto Pius.

A atuação em comunidades isoladas é muito importante, pois leva discussões antes só acadêmicas, para um público mais amplo, a fim de efetivamente promover a formação ética em áreas de difícil acesso. 

A presença de especialistas nessas comunidades tem um papel educacional, cultural e  humanitário,  e não pode deixar de ocorrer apesar das dificuldades geográficas ou de acesso, por vezes, desafiadoras. É um papel crucial na promoção da dignidade humana e na defesa da verdade.

Enfrentando distâncias e desafios logísticos, a missão do professor Êndel Alves trouxe à luz a urgência de um olhar compassivo e científico sobre questões bioéticas, como o aborto e o cuidado com os vulneráveis. Suas falas, embasadas tanto pela ciência quanto pela fé, ecoaram a proposta de “ouvir a voz do embrião” e defender a vida como um milagre, promovendo a esperança de uma sociedade mais justa e solidária.

Retorno para sua família e sua rotina de professor de bioética on-line

Após 15 de dezembro, nosso diretor acadêmico Êndel retornou para sua cidade junto de sua família, e já retomou normalmente os trabalhos, em nossa equipe, na atenção aos novos alunos da segunda turma do programa de pós-graduação em Bioética, cujas inscrições já estão abertas. 

O curso tem atraído grande interesse por sua abordagem única e pela integração de aspectos éticos, sociais e religiosos, destacando-se como referência no Brasil e fora dele.

O Instituto Pius, inspirado pelo compromisso de promover uma reflexão ética profunda, no programa de pós-graduação em Bioética, oferece duas opções de cursos atualmente: uma pós-graduação em Bioética Aplicada e outra pós-graduação em Bioética e Biodireito, que também podem ser facilmente cursados em conjunto, por terem uma mesma base de 6 disciplinas comuns. As informações para inscrição estão no site ou no WhatsApp do Instituto. 

Finalize sua compra no Instituto Pius. Vamos proclamar a cultura da vida!

Insira seus dados para continuar sua compra. Este curso pode abrir grandes horizontes a você!